CASA TÉRREA
Ideia central do projeto
O protagonista - a implantação: acessos e distribuição dos setores no terreno
Articulação dos espaços - conforto ambiental: térmico e visual. Que relação tem com a posição dos setores e ambientes
Estrutura: sistema construtivo (alvenarias e lajes) Volumetria: linguagem formal do projeto
Revestimentos: diferença de texturas e intenções
Relação do espaço construído com os espaços livres
Objetivo de aprendizagem
Coerência da proposta: programa desenvolvido segundo o tema e com os aspectos conceituais e técnicos apresentados. Justificativa das soluções físico, ambientais e técnicas adequadas ao contexto sócio econômicos do lugar.
Articulação dos espaços propostos: organização, funcionalidade e dimensionamentos, interação entre os espaços, setores e seus fluxos.
Implantação: adequação à legislação vigente, tratamento de áreas livres e sua relação com o espaço construído, acessibilidade, relação entre os espaços livres e construídos (edificados e/ou vegetativos)
Conforto: correta orientação e localização dos setores e ambientes, tendo em vista que o projeto se localiza em Fortaleza levando em considerações suas condicionantes climáticas. Cumprimento das exigências do Código de Obras e Posturas para o tamanho das aberturas. Avaliação das soluções de conforto térmico, acústico e visual.
Estrutura: referente à compreensão do sistema estrutural bem como sua correta representação em todos os desenhos de planta baixa e cortes. Sua exequibilidade e coerência com o tema também serão avaliados.
Volumetria: referente à escala da edificação, relação entre os volumes, entre cheios e vazios, paginação das esquadrias, composição de fachada, emprego de materiais que ressaltem a volumetria da edificação e o correto uso de elementos construtivos e seus rebatimentos na fachada. Elementos usados em maquetes volumétricas e em fachadas que não estiverem representados em planta e em corte serão desconsiderados da correção.
Professores
Daniel Marques
Domingos Sávio
Marília Diógenes Oliveira
Milena Barata